Biblioteca Cooperar leva acesso à leitura a mais de 5 mil crianças

Voltar para Blog

Biblioteca Cooperar leva acesso à leitura a mais de 5 mil crianças

Biblioteca Cooperar é um projeto da Sicoob Centro que visa o desenvolvimento das comunidades por meio do incentivo à leitura e fomento da cultura cooperativista. Escolas públicas da região onde a cooperativa está presente recebem bibliotecas com estrutura completa, incluindo reforma, mobiliário e vasto acervo literário. Parte das obras vem de doações dos próprios associados, gerando envolvimento local e fortalecendo a missão cooperativista do projeto.

O projeto

O projeto Biblioteca Cooperar foi criado em 2014, indo de encontro a um problema de dimensões nacionais, no que diz respeito à educação infantil. Segundo dados levantados pelo portal Qedu, a pedido da Agência Brasil e com base no Censo Escolar de 2014, mais da metade das escolas públicas brasileiras não possuem bibliotecas. Índice que se torna ainda mais alarmante quando levamos em consideração a realidade da região a cooperativa está inserida. No norte do Brasil, apenas 26% das escolas públicas contam com bibliotecas, sendo que muitas destas não possuem infraestrutura adequada para a utilização dos alunos.

Nova realidade

Alunos que antes não possuíam nenhum contato com obras literárias, hoje têm acesso a um vasto acervo e infraestrutura completa, que facilitam seu processo de aprendizagem e proporcionam um ambiente favorável à busca pelo conhecimento, através da leitura escrita. Atualmente, o projeto conta com nove bibliotecas já entregues e em pleno funcionamento, sendo duas em Ji-Paraná, uma em Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Urupá, Mirante da Serra, Machadinho d’Oeste, Jaru e Ariquemes.

Para o Presidente da Sicoob Centro, Ademir Stimer, realizar um projeto desta relevância tem sido uma experiência de profundo enriquecimento para toda a cooperativa. “O brilho nos olhos e a alegria estampada em cada sorriso aos primeiros contatos com um novo universo de ampliação da imaginação e do conhecimento, já seria uma imensa realização para todos os envolvidos no Biblioteca Cooperar. Porém, mais do que isso, podemos nos orgulhar ao constatar a real dimensão do impacto do projeto, na construção do futuro dos alunos e todas as comunidades. Ao acompanhar de perto as escolas e o desenvolvimento de cada aluno, os mais abraçados e alcançados pela iniciativa somos nós mesmos que acreditamos e nos envolvemos nesta causa”, comemora Stimer.

Educação cooperativa na escola

O Cooperativismo ainda não é uma disciplina escolar, mas a Sicoob Centro acredita que o movimento pode fazer parte do dia a dia das crianças e contribuir para a formação de uma sociedade mais colaborativa e consciente. Por isso, a cooperativa está levando a certificação em Educação Cooperativista para escolas públicas de ensino fundamental da sua área de atuação.

A programação é dividida em dois módulos, que abordam Cooperativismo, Meio Ambiente e Educação Financeira. São dois dias de interação entre alunos, professores, colaboradores e representantes da cooperativa. O gestor em Desenvolvimento Cooperativo, Valter Martins, explica que os conteúdos e atividades são sementes para o futuro do cooperativismo e das comunidades. “As crianças têm aprendido o valor da cooperação para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Esse tripé é a base da sociedade que queremos e acreditamos para o futuro”, afirma Valter.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog